domingo, 27 de janeiro de 2008

Criar espaço para a verdade


Como é fácil a gente começar a perceber que a nossa vida está sendo de qualquer jeito, que nós vamos construindo a vida partir de escolhas que não trazem sabor.

É lamentável quando nós viramos um ‘feijão pagão’, sem sabor, e o interessante é que nessa hora chega alguém na nossa vida para dar um sabor. Eu não sei se tem alguma coisa que alivia a gente mais do que quando chega alguém perto de nós naqueles momentos difíceis, pega na nossa mão e diz ‘eu estou aqui!’.

Quando o Espírito Santo toma conta de nós e tomamos consciência, descobrimos que há um jeito de viver que faz a diferença na vida do outros.A experiência de emprestar sabor a quem não tem, dar cor na vida de quem está vivendo no preto e branco.A ação do Espírito Santo é para nos transformar e nos dar sensibilidade, porque o mundo está cada vez mais insensível. Cada uma vivendo no sue mundinho...Vivemos a distância das pessoas...Talvez, você saiba o que significa dormir ao lado de um homem há anos na mesma cama e o coração de vocês está distante...

É importante lembrar ao outro que estamos do lado dele.Muitas vezes a pessoa nos empresta sabor, e até mais, nos empresta a verdade dela, a sinceridade dela.

Efésios 4, 25

Conversão é isso: a descoberta de um jeito antigo de viver que não vale a pena. A verdade é o caminho mais simples.Lá em MG nós mentimos com uma facilidade! (risos). Digo isso porque eu sou de lá...Eu chego lá para ficar dois dias eos meus amigos todos me convidam para ir tomar um café na casa deles, e eu digo para todos ‘eu vou sim’ (risos), mas eu sei que nao vou. Nós somos assim!

Eu não posso prometer uma coisa que eu não vou fazer! É só dizer: eu nao vou tomar cafe na sua casa porque não haverá tempo...Nós temos medo de magoar as pessoas , da pessoa ficar chateada...Tem gente que o padroeiro é São Pinóquio! (risos)

Jesus já dizia: a verdade nos libertará. Portanto, a mentira aprisiona.

Você acha que a mentira é o caminho mais simples, mas não é. Na hora que somos verdadeiros, nós chocamos a pessoa, mas nós colocamos as coisas do jeito que tem que ser.É melhor ser verdadeiro! Dá menos trabalho ser verdadeiro.Muitas vezes mentimos sem saber que estamos causando malefício a outra pessoa, e olha que mentimos, por vezes, na boa intenção.Por exemplo na morte de alguém querido, tipo a vovó, muitos pais dizem aos filhos que a pessoa está dormindo, com o intuito de poupar a criança.Precisamos educar os nossos os filhos para a verdade, com a linguagem da criança, se não o Espírito Santo perde a oportunidade de nos levar para a Santidade.Ás vezes a vida é tão dura com a gente que não damos conta de vivê-la sozinha.

Por exemplo, a tristeza e a alegria, precisam ser compartilhadas, é o desejo de partilha.É igual quando ouvimos uma pregação e lembramos de uma outra pessoa que também deveria ouvir. Isso mesmo precisa divulgar quando algo é bom para você e pode ser também bom para o outro.

Sabe por que a Canção Nova é um fenômeno no mundo? Porque um sai falando para o outro!

É a alegria que você experimenta e empresta para o outro, não quer só para você, e por isso compartilha, passa para outros.Se você opta pela verdade, não vai conseguir levar no mesmo saco a mentira.Você fica mais leve com a verdade, não precisa mentir em pequenas coisas.Na hora da raiva... não peque por causa dessa raiva. Nós expulsamos o Espírito Santo quando agimos com raiva., porque quando estamos com raiva falamos que não queríamos, olhamos do jeito que não gostariamos...É uma tomada de inconsciência, a pessoa fica agressiva.Ou nós vamos colocando essa raiva na coleira, ou abrimos brecha ao diabo. Não dê a oportunidade ao diabo.

Quando estamos mergulhados em Deus, a tentação sempre vem, e o inimigo de Deus crava um espinho em nossa carne. O diabo, por vezes, entra nos detalhes, e nos destrói nas pequenas medidas, e de repente ele tomou conta de tudo. Ele é sedutor. Pequenas medidas podem destruir uma família inteira.Quando o Espírito Santo faz a construção em nós, é preciso uma vida de renúncia.Precisamos ser cristãos 24 horas por dia.Cada um de nós tem um jeito de ter contato pessoal com o Senhor, é como olhar-se no espelho e perceber o que precisa mudar, o que pode fazer para ficar mais bonito, somente que olhar no Senhor é mais que ver a estética, é ver a alma.Não dê espaço para que o diabo entre em sua vida, e esse espaço pode custar caro para você.

Quando não falamos na hora certa, choramos na hora errada.As pessoas não sabem viver a moderação porque não fomos educados para isso.Você sabe parar na hora certa?

É tão bonito nós mudarmos a nossa vida, a nossa conduta por causa daqueles que a gente ama, nós tornamos um ser humano mais livre, mais bonito, mais saudável e essa atitude convence e arrasta o que está do nosso lado.A pior coisa que tem é a fofoca, esparramar uma calúnia do outro. Isso é ‘espírito de porco’, que fuça tudo que há de ruim da pessoa para contar para todo mundo. E isso causa um malefício enorme na vida da pessoa.Uma palavra errada, sem discernimento causa um estrago. Tudo o que você vai falar precisa passar pelo discernimento. Ás vezes o que você vai falar é preciso, mas é importante saber a hora certa. Encontre o espaço para a verdade para não estragar a alma do outro.Você que é mãe sabe que precisa ter a hora certa até de falar com o seu filho... concorda?

A mesma coisa se aplica na hora de dizer as coisas para o outro, precisa pensar antes de falar.Nós somos vítimas do olhares apressados que temos sobre as coisas, e o Espírito Santo é justamente esse processo de calma para viver e fazer as coisas na hora certa.É no momento da calma que somos capazes de fazer uma revisão dos espaços vagos que o diabo entra. Precisamos de reflexão.A calma é aquele momento que a gente sente que Deus está agindo dentro de nós. Tudo se torna difícil a partir do momento que não sabemos lidar. É importante saber lidar conosco mesmos e assim a liberdade se torna mais simples, a verdade se torna mais simples.


fonte:cançãonova.com

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Realidades essenciais e realidades acidentais


Onde é que você gasta o seu tempo? O que é essencial ou acidental em você?
Onde é que você derrama a sua vida?
Amar é doer o tempo todo. Você ama um filho e sabe que ele precisa ir para a escola, mesmo que ele fique lá gritando e você saia chorando, porque ele precisa se desprender de você.Na minha infância, eu fazia xixi na calças na escola só para ir para casa ficar com minha mãe. Até que no quarto dia a professora disse que tinha providenciado uma cuequinha. Ali foi o momento em que eu aprendi a perder.Você, mãe, tem dor de parto para trazer seu filho ao mundo. Mas você vai parturiar esse menino o tempo todo. Mãe que não sabe perder, não sabe educar o filho. Digo tudo isso para falar da sarça ardente e da ordem de Jesus sobre a travessia rumo à nossa conversão.Moisés reconhece a missão de levar o povo a passar pelo deserto. E vê uma sarça que queima sem se consumir. Mas ele tem consciência de aquele momento é acidental em sua vida. Deus poderia ter se manifestado de outra forma. Acidental é aquilo que poderia ser diferente, que não faz falta, que com a ausência a vida continuaria do mesmo jeito. Voltamos à música. "Eu só peço a Deus que a dor não me seja indiferente, que a morte não me encontre um dia solitário sem ter feito o que eu queria".A morte teria encontrado Moisés se ele pensasse que na sarça ele tinha visto tudo. Deus não nos entrega nada para que morra, mas para ser multiplicado. Qualquer experiência humana não termina ali, mas sempre tem um algo mais.Sarças podem arder tanto para encantar, como para desesperar. Quando você viveu aquele momento de dor e disse que era demais, que não iria suportar. "Não vejo outra perspectiva, não vejo solução". Mas você fez um desafio a si mesmo e não ficou parado com a sarça. A vida, às vezes, nos faz parar para ver a sua beleza, mas também a sua tragédia. E nada pode nos parar. É a junção do calvário e sepulcro vazio que dão sentido à nossa vida. O que vai fazer a diferença é o modo como você encara o momento que vive.
A vida é inteligente o tempo todo. A morte é um processo natural de dar lugar ao outro. Está certo que a gente ama, mas você não pode ficar parado. Não pare naquele momento, porque o definitivo é destrutivo sempre. O definitivo chama-se inferno e quem cai no definitivo corre o risco da arrogância. Amor sobrevive daquilo que não sabemos do outro, mas desconfiamos, estamos descobrindo a cada dia. "Essa festa está tão boa que eu não queria que acabasse". Mentira. Já está na hora de ir embora. O resto da vida é tempo demais. O pôr do sol só é bonito porque está acabando. Se não fosse passageiro não iríamos prestar atenção nele, pois estaria ali toda hora.Deus nos indica um caminho a percorrer. O que Jesus nos fala é: "Corra atrás do que está em você. Dentro de você há tantos lugares para chegar, tanto pôr do sol. No lugar da trovoada também ter pôr do sol". Você não nasceu para o definitivo das tragédias. Religião é antes de qualquer coisa a mistura do sagrado e divino em nós. Conhece o que você é, porque assim você saberá trabalhar melhor com você. A gente quer conhecer o outro, mas não quer conhecer a gente mesmo. É luta o tempo todo. Você vai ver o que é atraente, mas também os seus espinhos. E fazer a experiência de caminhar no deserto e ir além.E se Jesus perguntar quem é você? O que você tem feito da sua vida? O que você tem permitido que os outros façam da sua vida? O que na sua vida é essencial? Onde você gasta os seus dias, as suas horas?A gente está lidando o tempo todo com "abelhas" que nos rondam o tempo todo para extrair alguma coisa de nós. O que sai? Mel ou fel? É muito fácil produzir mel quando tudo está favorável a nós. Mas o desafio está em dar testemunho da nossa fé quando tudo está desarrumado e proclamá-la para aquele que nos fez "descer da árvore".
Você quer ser feliz, acertar, mas corre o risco de chegar lá e dar conta de que não deu certo. Só chega lá quem toma a disciplina de não desistir.O que você gostaria de fazer? O que você gostaria de sonhar diferente? Se hoje você morresse, quais sonhos morreriam junto com você?Só sobrevive no deserto quem se planeja para fazer uma travessia segura. A coisa mais fácil é perder o rumo da vida, gente. Basta uma luz no foco errado. Cuidado com tudo aquilo que brilha demais, que é muito artificial. Fogos de artifício são passageiros, temporários.Nunca vi um rapaz chorando porque não ganhou o iate que queria. Mas já vi muitos rapazes chorando sem terem coragem de contar que queriam se sentir amados. A falta de amor faz chorar, destrói. Amor é essencial. E muitas vezes nos prendemos para dar aos filhos o que é acidental. Nós só conseguimos suportar a travessia do deserto se estivermos agrupados. Ninguém chega ao céu ou ao inferno sozinho. Sempre estamos agrupados. Essa música é diferente da outra e nos dá esperança: "Eu preciso de Ti, meu Senhor. Quero caminhar contigo e não mais andar sozinho. Eu preciso de Ti".Se quiser ir longe segure nas mãos desse Deus que se oferece na Eucaristia.


por pe. Fábio de Melo

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

A arte de ser encontrado por Deus

Você já pode perceber o quanto uma pessoa, na hora da necessidade, se torna fácil? E tem pessoas que têm o dom de nos seduzir. Este Evangelho que eu vou ler aconteceu no mesmo horário em que estamos agora – ao meio dia. E agora vamos ter a oportunidade de vivenciar, porque esta palavra se concretiza, hoje, na nossa vida. (São João 4).Essa mulher foi encontrada talvez no momento em que o corpo mais precisa de um cuidado, porque o meio-dia serve para nos separar daquilo que fizemos na manhã e o que vamos fazer à tarde.Esta manhã é simbolizada naquele que está cansado do que já viveu e o perigo de fazer da tarde uma repetição daquilo que vivemos no nosso passado.
Estou correndo um risco de passar o resto da minha vida sem ser desejado, e o mesmo eu faço com os outros. Uma vida pronta para ser condenada, pois ela tinha tudo para uma condenação escatológica, mas não é desta que estou falando, mas da histórica: "fiz da minha vida um desastre, cometi tantos erros, que eu me tornei um erro nesta vida".
A manhã foi toda errada – ela não alcançou seus objetivos. Então entra aquele por quem eu me apaixonei um dia: Jesus. É Deus que pede um favor para uma mulher que viveu uma manhã sem esperança.Ela está se recordando da manhã, se reconhecendo não merecedora, totalmente tomando posse da derrota. Só um olhar como de Jesus para nos fazer esquecer tudo aquilo que não deu certo.Às vezes, tão machucados pela vida, encontramos pessoas que nos fazem esquecer a nossa amargura. Jesus olhou para aquela mulher não para condená-la, mas para uma profunda cura interior. Profeta não é aquele nos aponta um futuro glorioso, mas que nos aponta para aquilo que precisamos renunciar, para depois assumir o futuro glorioso. E o que aquela mulher precisava fazer era só ter a capacidade de dizer: "Eu sou isso". Diante de Deus, mascaras não funcionam.Enquanto nós fingirmos para nós mesmos, nós não iremos a lugar algum; enquanto não reconhecermos as nossas necessidades, as nossas lutas, os nossos males, enquanto não dermos nomes aos nossos inimigos e olhar nos olhos deles, ele serão maiores do que nós; enquanto a gente temer os malefícios da manhã, nós não seremos capazes de entrar na tarde com as cores de ressurreição. Quanto mais você conhece a Deus, mais você se torna exigente. É impossível amar o outro se antes o amor de Jesus não estiver amando em nós, não estiver nos devolvendo o tempo todo a nós mesmos. Quando a gente se ama o que na verdade estamos fazendo não é trazendo o outro para nós – isto é equivoco, isso é manhã que não deu certo. Amor de ressuscitados, amor de homens e mulheres que acreditam em Deus, não é amor que retém, é amor que devolve ele a ele mesmo. Amor humano é devolução, é restituição. E aquele que aceita qualquer coisa, também será deixado por qualquer coisa.
Jesus é a Palavra. Aqui entra o poder redentor de Deus através do seu Filho Jesus. E o poder do olhar que restitui, faz com que aquela mulher possa descobrir as forças que antes ela não sabia que tinha e assumir que a vida não tinha dado certo. Quantos de nós temos que passar pelo duro aprendizado de dizer "não deu certo". Por orgulho a gente mente para o outro. Jesus deu a força para aquela mulher de reconhecer: “Eu não nasci para viver essa condição de miserável eternamente”. Eu preciso reconhecer que quem me leva para frente é o amor de Deus. Essa é a coragem de olhar para mim e reconhecer: "Não deu certo, mas ainda pode dar". Como eu disse, Deus não facilita as coisas, porque se Ele facilita Ele tira a sua parte, que só você pode realizar.Sempre que eu ouvia esta música, a imagem que me vinha era da minha mãe, e eu fiz um esforço para não mostrar como eu estava frágil. Como é bom encontrar com olhos que nos reinaugura. Na vida de um cristão a vida está sempre recomeçando.Na sua vida você faz a experiência de encontrar e de ser encontrado. Tantas vezes você esbarra naquele irmão que você já não vê há trinta anos, e que você já não sente mais nada. Quantas relações humanas estão falidas porque as pessoas não conseguem mais reinaugurar um ao outro.
Irmãos que há tanto tempo não se encontram, porque não têm a coragem de contar a sede que têm e o outro não sabe que você está sedento.O mundo começa na palavra que a gente diz. Faça a experiência do silêncio e o mundo começará a partir da palavra que você vai dizer daqui a pouco.Sempre tem um "espírito de porco" para nos lembrar o que a gente fez de errado ou daquilo que a gente não fez. E quantas vezes nós somos desumanos. Às vezes, somos especialistas em colocar os olhos somente naquilo que não deu certo em nós. Gente que assume a postura de acusador.Muitas vezes, a pessoa está fazendo tudo errado, mas o que você não pode esquecer é que o diabo não tem o direito de dizer que você é errado, porque ele só sabe mentir. Por que você é pessoa certa, só que está no lugar errado; pessoas certas vivendo na vida errada. É igual a um diamante que está sujo de barro, mas não deixa de ser diamante.Sabe o que mais me fascinava no padre Léo? A capacidade do padre de não olhar a prostituta, mas de ver a mulher.Comece pelos pequenos gestos, nem que seja lavando um copinho sujo de café.Eu o desafio agora a estar sentado à beira do poço. Eu sei que você tem realidades muito concretas, nas quais você pode dizer: "Eu não fui fiel, eu não fui irmão e fui pelo caminho da prostituição. Eu corri atrás do retrocesso, ao invés de correr atrás do poço de água limpa, para por atenção na manhã que não deu certo. Confiei em estranho, ao invés de confiar naqueles que me colocaram no mundo. Permiti que muitos me jogassem no barro da indiferença, e me esqueci de quem eu era".Ao invés de um rosto marcado pela revolta, no rosto de Jesus você encontra amor. Você pode correr para Jesus, pois a sua manhã só pode ser esquecida se você fixar o seu olhar neste rosto, neste olhar que pode te reinaugurar e tirar a placa que te dizia "falido".

Hoje, receba a placa que diz: reinaugurado por Jesus!






fonte: cancaonova.com

sábado, 19 de janeiro de 2008

AMIGO...somos muitos, mesmo sendo dois.

Eu queria ser poeta......realizar a proeza de desvendar os silêncios e descobrir o que o outro fala, mesmo quando ele não diz....Desde quando a vida me permitiu conhecer você, tenho experimentado a beleza do significado da amizade.Quando nossos caminhos se encontraram, foi amizade à primeira vista. Depois daquele encontro, meu mundo ficou mais bonito.Sua palavra me convenceu de que eu deveria continuar.Estar ao seu lado é sempre motivo de festa.Quando estamos juntos, a vida ganha um significado diferente.Retiramos o dia comum do calendário e o transformamos em feriado.Extraímos felicidade das coisas mais simples...E multiplicamos a graça de cada instante!Eu não sei dizer quem eu sou, sem que me recorde de você...Você me empresta qualidade, você me devolve quando sou roubado...você me encontra quando estou perdido.Pode ser que um dia a gente venha a se perder nas distâncias deste mundo...pode ser que um dia a gente se separe. Mas uma coisa é certa, se pela força da distância você se ausentar, pelo poder que há na saudade você há de voltar.Mesmo que o tempo passe, você fique velhinho, dentro de mim você continuará tendo significado.E haverá sempre um lugar reservado em minha casa para você chegar, quando quiser.Neste instante em que seus olhos se ocupam das palavras que meu coração resolveu improvisar...eu gostaria de lhe agradecer pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que sou. Pela sua capacidade de me olhar devagar, já que nesta vida muita gente já me olhou depressa demais.Obrigado por você não ter desisitido de mim.Obrigado pelo seu dom de multiplicar o que sou e o que posso.Quando lhe encontro, sou sempre surpreendido com seu poder de me fazer ver o mundo com as mesmas lentes dos poetas...Obrigado, hoje e sempre!



Pe. Fábio de Melo



Obs.: O texto acima contém partes do livro AMIGO, lançado pela editora gente e de autoria do pe. Fábio de Melo.

Adquira o seu exemplar, garanto que não irá se arrepender...

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Adquira o seu!!!!!!





'Eu andei nas estradas deste mundo e dele recolhi as cores de minhas inspirações humanas. Sou brasileiro feito de retalhos. Retalhos de todos os cantos deste país.
Nas paisagens de minha alma há uma infinidade de sóis que nascem e se põem, como se cumprissem um ritual de continuidade alegrada pelo movimento da vida.
Amanheço mineiro, adormeço nordestino. Tropeço nos sonhos de morar no Norte; descanso na graça de imaginar-me no Sul; desembarco no encanto de ser homem do Centro e depois, sem peleja e esforço eu me perco nas estradas do sem fim.
Eu sou assim. O mundo inteiro cabe dentro de mim.'

Pe. Fábio de Melo

Qual é a cor da sua vida?

A vida é um acontecimento que merece ser comemorado. Há cada dia, a cada instante, ela se renova generosa nos pequenos espaços. A vida é miúda, feita de pequenas partes. Viver é construir um mosaico, parte por parte, dia após dia. A beleza de um momento unido à tristeza de outras horas passa a ocupar o mesmo espaço no quadro. As cores se misturam e se arquitetam em busca da harmonia tão desejada.
Há dias em que as cores são frias...a vida pede calma, silêncio, pausas...
Há dias em que as cores são quentes...a vida rompe com toda forma de calma...
Não suportaríamos permanecer em um só lado dessas possibilidades. O que nos torna felizes é justamente a dinâmica que nos envolve com suas eternas variações.
A vida é semelhante à trama dos teares. Fios se entrelaçam para construírem juntos o mesmo tecido. A diferença das cores é que garante a beleza final do tecido...
Hoje eu não sei qual é a cor da sua vida. A minha é marinho. Não é alegre, nem triste. Espero pelo dia em que será vermelho. Espero que seja breve. O marinho, lado a lado com o vermelho torna-se capaz de expressar uma profundidade que sozinho ele não é capaz de demonstrar.
Ninguém pode saber o que é a felicidade, se ainda não tiver passado pela decepção. Só pode saborear bem a vitória aquele que já sentiu o amargo da derrota.
O avesso é repleto de ensinamentos, a vida também...

por Pe. fábio de Melo